As novas espécies em risco: O microbioma intestinal humano

O documentário “A Extinção Invisível” está alertando para o perigo do microbioma humano, colocando os seres humanos em risco. O filme começa afirmando que as bactérias são a forma de vida dominante na Terra e que tudo na vida humana depende delas.

Os pesquisadores estão apenas começando a entender a complexa relação entre micróbios e a saúde e doenças humanas. A diminuição da diversidade no microbioma intestinal tem sido associada a condições crônicas, como obesidade e diabetes tipo 2, o que é preocupante.

A diversidade microbiana intestinal diminui com a idade, mas mesmo as pessoas mais jovens estão sendo afetadas. O documentário concentra-se em três razões prováveis: o uso excessivo de antibióticos, cesarianas eletivas e alimentos processados, que, segundo eles, estão “destruindo nossa ecologia interna”.

Destacando a perda da diversidade microbiana

O documentário destaca o trabalho do casal de microbiologistas, Dr. Martin Blaser e Gloria Dominguez-Bello, que estão analisando o problema e uma potencial solução para preservar a diversidade microbiana. Ao explicar por que escolheu focar no trabalho de Blaser e Dominguez-Bello, o codiretor e produtor Steven Lawrence explicou em entrevista ao Sloan Science and Film que falou com muitos microbiologistas antes de tomar a decisão.

Existem pessoas em todo o mundo fazendo pesquisas importantes e fundamentais, que esperamos que se transformem em uma visão muito mais sutil do que significa ser saudável. Todos nós podemos ter uma forma física saúdavel, mas temos microbiomas muito diferentes, existe uma proteção na diversidade dentro de nós como dentro de nossa espécie, e acho que é disso que trata o trabalho de Gloria no cofre da microbiota [discutido abaixo].

O microbioma se refere a todos os micróbios que vivem dentro e fora do corpo humano, e não apenas desempenha um papel importante na digestão, mas também é crucial para a função do sistema imunológico. Na verdade, o microbioma intestinal afeta quase todos os sistemas fisiológicos do corpo.

Em uma entrevista com Rodney Dietert, professor emérito de imunotoxicologia na Cornell University, ele explica que somos seres microbianos, pois “mais de 99% dos nossos genes são de micróbios, não de nossos próprios cromossomos.” O corpo humano tem cerca de 3,3 milhões de genes microbianos, a maioria deles bacterianos. Na população humana, existem pouco menos de 10 milhões de genes microbianos diferentes, e nenhum indivíduo possui todos eles.

Enquanto isso, o Projeto Genoma Humano identificou cerca de 22.000 a 25.000 genes cromossômicos, o que significa que os seres humanos têm apenas cerca de 2.000 genes cromossômicos a mais do que uma minhoca. Como mencionado por Dietert, já que o corpo humano tem cerca de 3,3 milhões de genes microbianos, mais de 99% da nossa genética é microbiana.

Maior diversidade microbiana encontrada em povos indígenas Yanomami

Dominguez-Bello e Blaser realizaram um estudo para caracterizar o microbioma bacteriano presente nas fezes, boca e pele dos Yanomami, um grupo isolado de indígenas que vivem na floresta amazônica. Em um artigo publicado na Science Advances em 2015, os pesquisadores afirmaram:

Apesar de seu isolamento, por mais de 11.000 anos desde que seus ancestrais chegaram à América do Sul, e sem exposição conhecida a antibióticos, eles abrigam bactérias que carregam genes funcionais de resistência a antibióticos (AR), incluindo aqueles que conferem resistência a antibióticos sintéticos e possuem mobilização de elementos. Esses resultados sugerem que a ocidentalização afeta de forma significativa a diversidade do microbioma humano.”

Ao estudar os microbiomas desses povos indígenas, Dominquez-Bello acredita que podemos obter pistas sobre quais funções são perdidas nas áreas urbanas, onde estilos de vida modernos colocam em risco o microbioma. Em entrevista à People, ela explicou:

As implicações da cesárea na diversidade microbiana dos bebês

O documentário também discute como a cesariana pode impactar a microbiota dos bebês, uma vez que eles não são expostos à microbiota vaginal da mãe durante o parto. Estudos mostram que a cesariana está associada a um risco maior de desequilíbrios metabólicos e do sistema imunológico, devido às alterações microbiológicas.

Dominguez-Bello e seus colegas realizaram pesquisas que mostraram que a “semeadura vaginal” em bebês nascidos por cesariana pode restaurar com sucesso a microbiota materna no bebê, desde que seja feita logo após o nascimento. Ainda não se sabe se essa restauração da microbiota dos bebês pode ter implicações para a saúde a longo prazo, mas Dominguez-Bello pretende descobrir. Em uma entrevista à revista People, ela disse:

Estamos protegendo as crianças, fazendo isso, contra a asma, o diabetes tipo 1, a doença celíaca, alergias, obesidade? Estamos fazendo um ensaio clínico de 5 anos para descobrir.”

Exposições no início da vida podem ser a solução para a prevenção de doenças

Em relação às exposições no início da vida, também foi sugerido que anormalidades no microbioma intestinal no início da vida podem desempenhar um papel no autismo. Blaser disse à People:

De acordo com Melvin Greaves, do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, Reino Unido, a leucemia linfoblástica aguda (LLA), o tipo mais comum de câncer infantil, pode ter uma conexão microbiana. Seu estudo sugere que a exposição a micróbios no início da vida pode prevenir a LLA, o que pode ser alcançado por meio de parto vaginal (em vez de cesariana), amamentação, frequência em creches e exposição a irmãos mais velhos.

Pesquisas anteriores também apoiaram essas sugestões, incluindo um estudo de 2002 que descobriu que crianças que frequentam creches têm um risco reduzido de LLA. A amamentação também foi associada a um risco reduzido de ALL, enquanto a introdução de fórmula dentro de 14 dias após o nascimento foi positivamente associada a ALL, assim como a alimentação exclusiva com fórmula até os 6 meses.

Os antibióticos estão dizimando o microbioma humano

Todos os anos, cerca de 10 doses de antibióticos são prescritas para cada pessoa na Terra. Mesmo as crianças consomem uma média de 2,7 ciclos de antibióticos aos 2 anos e 10,9 aos 10 anos. No entanto, a exposição começa ainda mais cedo, pois mais da metade das mulheres recebem antibióticos durante a gravidez ou logo após o nascimento.

Agora, a cesariana generalizada, a alimentação com mamadeira, banhos extensivos ( de forma principal com sabonetes antibacterianos) e, o uso de antibióticos mudaram a ecologia humana e alteraram a transmissão e manutenção de micróbios ancestrais, o que afeta a composição da microbiota.

Em comparação com o povo Yanomami da selva amazônica, que possui alta diversidade bacteriana, o povo americano já perdeu 50% de sua diversidade microbiana. É por isso que os riscos dos antibióticos devem ser avaliados com cuidado em relação aos benefícios antes de consumir e o uso de antibióticos na alimentação também deve ser reduzido.

Os alimentos processados são prejudiciais ao microbioma

Os alimentos processados representam mais uma ameaça para os micróbios. A fibra é um dos componentes mais importantes para alimentar o microbioma, mas é ausente nos alimentos processados. Além disso, produtos químicos utilizados no abastecimento de alimentos, como o herbicida glifosato, também destroem os micróbios.

O consumo de alimentos integrais está relacionado à maior diversidade da microbiota intestinal, bem como o consumo de ervas e especiarias. Um estudo mostrou que o consumo de cápsulas de especiarias como canela, orégano, gengibre, pimenta-do-reino e pimenta caiena, afetou de forma positiva a composição bacteriana intestinal após apenas duas semanas. Em outro estudo, a diversidade de bactérias intestinais aumentou após quatro semanas de consumo de ervas e especiarias em doses diárias de três quartos de colher de chá ou 1,5.

Além disso, consumir alimentos fermentados é outra estratégia sólida para otimizar a saúde do microbioma intestinal. Um estudo designou 36 adultos para consumir uma dieta rica em alimentos fermentados ou ricos em fibras por 10 semanas. Aqueles que consumiam alimentos fermentados tiveram um aumento na diversidade do microbioma, bem como reduções nos marcadores de inflamação.

A questão é que muitos americanos não consomem esses alimentos integrais saudáveis de forma regular, em vez disso, preferem consumir junk food processado, desprovido de fibras e nutrientes e repleto de aditivos. Os adoçantes artificiais também podem alterar as bactérias do intestino de formas adversas.

O cofre da microbiota